Encontro promoveu bem-estar e debate sobre protagonismo feminino com cerca de 40 participantes.
Cerca de 40 mulheres da Vila Ipiranga, em Niterói, participaram neste sábado (20) de uma Mesa de Diálogo. O evento, organizado pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Participação Social, ofereceu atividades de bem-estar, serviços e um espaço para troca de experiências. A iniciativa teve como objetivo fortalecer o protagonismo feminino e a participação social na comunidade.
De acordo com a administração municipal, esta foi a sexta edição das Mesas de Diálogo, que buscam levar o debate sobre empoderamento e participação social aos bairros. A expectativa é realizar cerca de 30 encontros ao longo do ano, fortalecendo a integração entre secretarias e oferecendo serviços em áreas mais vulneráveis da cidade, conforme informou o secretário municipal de Participação Social, Octávio Ribeiro.
Durante a atividade, as participantes tiveram acesso a serviços de promoção da saúde e bem-estar, incluindo auriculoterapia e cuidados com os cabelos. Houve também uma palestra voltada a mães atípicas e um espaço recreativo para crianças, facilitando a presença das mães no evento.
A líder comunitária da Vila Ipiranga, Bernadete Fernandes, uma das idealizadoras do encontro, destacou a relevância de levar informações e oportunidades diretamente às moradoras da região. Ela ressaltou que a iniciativa visa aproximar serviços que muitas vezes não chegam a todos na comunidade.
A ação foi resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Participação Social, a Federação das Associações de Moradores do Município de Niterói (Famnit), o projeto Empodera Mulher Comunidade e a Secretaria Municipal da Mulher. A iniciativa integra o Plano Municipal de Participação Social, que busca ampliar os canais de diálogo entre o governo e a população.
Marcelle Freitas, diretora da pauta de mulheres da Famnit, enfatizou a importância de incentivar a participação feminina em espaços de decisão. Segundo ela, o projeto Empodera Mulher busca fortalecer a autoestima das mulheres e mostrar que elas podem contribuir ativamente na transformação de suas realidades, além dos papéis tradicionais de cuidado com a casa e a família.
Uma das moradoras, Luiza Ferreira, de 57 anos, afirmou que a Mesa de Diálogo foi uma oportunidade para conhecer programas e serviços da Prefeitura. Ela expressou gratidão pela experiência e a esperança de que mais ações como essa sejam realizadas na comunidade.
As Mesas de Diálogo são realizadas em diversas localidades da cidade, com o objetivo de aproximar o poder público dos cidadãos e coletar demandas para a construção de políticas públicas. A próxima edição do projeto, que dá continuidade às ações do Plano Municipal de Participação Social, terá como tema a acessibilidade.