Atividades educativas ocorrem em unidades de saúde e visam conscientizar a população sobre a doença crônica.
São Gonçalo iniciou nesta segunda-feira (22) uma série de ações de conscientização sobre o diabetes, em unidades de saúde da família (USFs). A iniciativa da Secretaria de Saúde busca reforçar a importância da prevenção, diagnóstico precoce e acompanhamento da doença.
Para marcar o Dia Nacional do Diabetes, celebrado em 26 de junho, as USFs promoverão palestras educativas e rodas de conversa. Também haverá distribuição de materiais informativos e orientações sobre hábitos de vida saudáveis, como alimentação equilibrada e prática de exercícios físicos.
Os profissionais de saúde também esclarecem dúvidas sobre os principais sintomas do diabetes, que incluem sede excessiva, aumento da frequência urinária, perda de peso e cansaço constante. O diabetes é uma condição crônica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue.
A doença pode provocar complicações sérias se não for tratada adequadamente, por isso o acompanhamento regular nas unidades de saúde é fundamental. Segundo a coordenadora do Hiperdia, Juliana Silva, mais informações aumentam as chances de uma vida saudável para quem convive com o diabetes.
Para iniciar a investigação sobre a doença, a população deve procurar qualquer unidade da Atenção Primária para agendar uma consulta com o clínico geral. Este profissional solicitará os exames necessários e, se preciso, fará o encaminhamento para um especialista.
Pacientes insulinodependentes podem ser cadastrados no Núcleo de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde, localizado na Travessa Jorge Soares, 157, Centro. No local, eles recebem gratuitamente insulina, aparelho e fitas de medição de glicose, mediante apresentação de documentos como identidade, cartão do SUS, CPF, comprovante de residência e receita médica.
A programação das ações inclui atividades nas USFs Mahatma Gandhi, no Jardim Califórnia, nesta segunda-feira (22). Na quinta-feira (25), será a vez das USFs David Capistrano, em Itaúna, e Albert Sabin, em Itaoca. Já na sexta-feira (26), as ações acontecem nas USFs Itaúna II e Altair da Silva, em Mutuá.
O Dia Nacional do Diabetes foi instituído pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para ressaltar a relevância da prevenção. A doença possui dois tipos, 1 e 2, e fatores como inatividade física, obesidade, tabagismo, dieta rica em alimentos processados e o estresse contribuem para seu desenvolvimento.
Apesar da influência genética, o controle desses fatores de risco é crucial, pois o diabetes não tratado pode levar a doenças vasculares, renais, cardíacas, infarto, AVC e complicações como neuropatias e retinopatias, que podem resultar em amputações ou cegueira.