Jovens beneficiadas pelo programa Auxílio Atleta garantem prata e bronze na Colômbia e projetam o município.
Duas jovens atletas de Maricá, apoiadas pelo programa Auxílio Atleta da Secretaria de Esportes, trouxeram medalhas para o Brasil no Campeonato Sul-Americano de Karatê, realizado em Cartagena, na Colômbia. Andressa Pereira da Silva, de 12 anos, conquistou a prata, enquanto Melissa Lima da Silva Gomes, de 11, garantiu o bronze para o município.
Ambas as karatecas fazem parte do Team Rocha Maricá e são integrantes da Seleção Brasileira de Base. A delegação de Maricá também contou com a participação de Yanni Vitória Cavalcanti Martins Pereira, de 13 anos, que teve um desempenho de destaque no torneio, segundo a Prefeitura.
Andressa Pereira competiu na modalidade Kumite, categoria Sub-14 (+52 kg), e sua medalha de prata a classificou para o Campeonato Pan-Americano, que ocorrerá em agosto na Costa Rica. Melissa Lima, por sua vez, conquistou o bronze na categoria Sub-12 (+47 kg), marcando um importante momento em sua carreira. Yanni Vitória disputou na categoria Sub-14 (-42 kg).
As três atletas praticam o estilo Shotokan e são oriundas de projetos socioesportivos com apoio municipal. Após a conquista, Andressa Pereira expressou sua felicidade: “Conquistei o segundo lugar no meu segundo ano na Seleção Brasileira e fiquei muito feliz com o resultado. Queria agradecer muito aos que torceram por mim, que me apoiaram, que acreditaram em mim. À minha Sensei e à família Team Rocha por todo treino”, declarou a medalhista.
A Sensei Renata Rocha, responsável pelas atletas, enfatizou a relevância das políticas públicas para o esporte, que democratizam oportunidades. “Muitas famílias não teriam condições de proporcionar experiências como viagens, competições e treinamentos de alto rendimento sem programas de incentivo”, reforçou a Sensei.
Para o secretário de Esportes de Maricá, Filipe Dias Bittencourt, os resultados das atletas do karatê demonstram a eficácia de políticas públicas bem estruturadas. “Elas começaram nos projetos socioesportivos da cidade e hoje representam Maricá em competições internacionais, mostrando que talento e oportunidade formam uma combinação vencedora”, pontuou o secretário.
O programa Auxílio Atleta, da Secretaria de Esportes, oferece ajuda financeira a esportistas federados para cobrir despesas como transporte, hospedagem, alimentação, uniforme e inscrição em competições nacionais ou internacionais. Desde 2024, a iniciativa já beneficiou mais de 120 atletas em aproximadamente 25 modalidades.
As inscrições para o Auxílio Atleta estão abertas. Para solicitar o benefício, os atletas precisam ser federados e comprovar residência em Maricá há pelo menos dois anos. É necessário abrir um processo administrativo com a documentação exigida em decreto, com antecedência mínima de 60 dias em relação à competição. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail juridicoesportemarica@gmail.com.