Quatro unidades na cidade já somam mais de 664 toneladas de resíduos e incentivam troca por dinheiro digital.
O Ecoponto do Barro Vermelho, em São Gonçalo, completou três anos de funcionamento nesta semana. A unidade, pioneira na cidade, já recebeu mais de 440 toneladas de materiais recicláveis desde sua inauguração, conforme informou a Prefeitura. O equipamento estimula a coleta seletiva ao permitir a troca de resíduos por dinheiro digital.
No total, os quatro ecopontos em operação no município já contabilizam mais de 664 toneladas de resíduos. Além do Barro Vermelho, São Gonçalo conta com unidades em Santa Luzia, que arrecadou mais de 183 toneladas, no Zé Garoto, com mais de 36 toneladas, e o recém-inaugurado no Assaí do Alcântara, que somou mais de 335 quilos.
Os locais recebem uma ampla variedade de materiais. Entre os itens aceitos estão plásticos, papéis, vidros, metais, eletrodomésticos e o óleo de cozinha vegetal usado.
A iniciativa tem impactado diretamente a vida dos moradores, como o publicitário Thiago Guedes, de 40 anos, residente do Porto da Pedra. Ele, que frequenta o Ecoponto do Barro Vermelho desde o início, ressaltou a importância da ação. “Eu comecei a perceber que o nosso lixo doméstico tinha mais itens recicláveis do que lixo mesmo e passei a vir aqui no Ecoponto”, disse.
Thiago destacou o duplo benefício. “Além de ajudar o meio ambiente, eu consigo um dinheirinho em troca que ajuda a comprar algo no fim de semana, num sacolão, por exemplo”, explicou. Ele ainda recomendou o uso dos equipamentos para a comunidade.
Os ecopontos foram criados pela Secretaria de Conservação, por meio da campanha Limpa São Gonçalo, com apoio da Eccos Sustentável. O projeto faz parte da Meta 18 do Plano Estratégico Novos Rumos, da Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe), que visa implementar a coleta seletiva na cidade. Um quinto ecoponto está em construção no CIEP Municipalizado 250, no Gradim.
O secretário de Conservação, Edson Leal, celebrou os resultados. “Os Ecopontos são um sucesso na nossa cidade e estamos buscando expandir essa iniciativa cada vez mais. Com esses equipamentos, estamos dando destinação correta aos resíduos que temos em casa, evitando que eles poluam o meio ambiente, causem enchentes e outros problemas”, afirmou Leal.
Segundo o secretário, o projeto ressignifica os resíduos e incentiva a coleta seletiva. “Definitivamente, depois dos Ecopontos, a cidade de São Gonçalo está melhor”, concluiu, adicionando que a iniciativa complementa outras ações de infraestrutura.
Os quatro ecopontos funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Os endereços são: Rua Lúcio Tomé Feteira (Barro Vermelho), Rua Visconde Seabra (Santa Luzia), Praça Estephânia de Carvalho (Zé Garoto) e Rua Doutor Alfredo Backer, 605, dentro do Assaí Atacadista (Alcântara).