Radar News RJ

Navegação

Radar News RJ
Últimas no Radar
Radar Icon

Publicidade

Banner Master

Niterói sediará reunião executiva da CGLU em 2027

Niterói receberá a Reunião Executiva da CGLU em maio de 2027, reforçando seu papel internacional em inovação e desenvolvimento sustentável.

Radar News RJ

23/06/2026 18:51

Compartilhe 𝕏 💬 f
Prefeito Rodrigo Neves em evento internacional no Marrocos, representando Niterói.
Prefeito Rodrigo Neves mediou encontro que resultou na escolha de Niterói para sediar a reunião da CGLU. Foto: Divulgação. – Foto: Reprodução

Escolha ocorreu em assembleia no Marrocos após mediação do prefeito Rodrigo Neves.

Niterói foi selecionada para receber a Reunião Executiva das Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) em maio de 2027. A decisão ocorreu durante a Assembleia Geral da entidade, realizada em Tânger, no Marrocos, conforme informou a Prefeitura.

A escolha da cidade fluminense se deu após um encontro de representantes de países da América Latina, mediado pelo prefeito Rodrigo Neves. Participaram gestores do Brasil, México, Argentina, Uruguai e Equador, segundo a assessoria municipal.

A candidatura de Niterói foi apresentada pelo próprio prefeito Rodrigo Neves, que atualmente preside o Mercocidades, uma importante rede de governos locais da América do Sul. A iniciativa destaca o papel internacional da cidade na promoção da democracia, inovação e desenvolvimento sustentável.

Em sua fala, Rodrigo Neves ressaltou a importância da colaboração entre os municípios. “O cenário internacional exige cada vez mais cooperação entre os governos locais. As cidades estão na linha de frente do enfrentamento das grandes crises globais e precisam atuar de forma integrada para construir soluções inovadoras, fortalecer a democracia e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Por isso, propomos que Niterói receba a Reunião Executiva da CGLU, ampliando o diálogo internacional e compartilhando experiências bem-sucedidas de gestão pública”, afirmou o prefeito.

A Reunião Executiva da CGLU acontecerá em conjunto com a 26ª Conferência do Observatório Internacional da Democracia Participativa (OIDP).

Com o tema “Democracia em Rede: Inovação Digital para a Participação Cidadã e a Melhoria dos Serviços Públicos”, o evento abordará debates sobre inteligência artificial, governança, cidades conectadas, serviços públicos no século XXI e os desafios democráticos frente às mudanças climáticas e transformações tecnológicas.

A CGLU representa um dos principais fóruns globais de cooperação entre governos locais, reunindo líderes municipais de mais de 140 países.