Radar News RJ

Navegação

Radar News RJ
Últimas no Radar
Radar Icon

Publicidade

Banner Master

Escola de São Gonçalo ganha prêmio nacional por feira de agricultura familiar

Escola Estadual Municipalizada Itaitindiba, de São Gonçalo, é premiada pelo FNDE em Brasília por projeto de feira da Agricultura Familiar, sendo a única do RJ.

Radar News RJ

24/06/2026 18:57

Compartilhe 𝕏 💬 f
Diretora e professora de escola de São Gonçalo recebem prêmio do FNDE em Brasília por projeto de agricultura familiar.
Adriana Pereira, diretora, e Ana Mônica Mendes, professora, recebem o prêmio da 7ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional em Brasília. (Foto: Divulgação) – Foto: Reprodução

Projeto da Escola Municipalizada Itaitindiba, em Santa Izabel, foi um dos 20 selecionados entre 2,8 mil de todo o país.

A Secretaria de Educação de São Gonçalo, em parceria com a Escola Estadual Municipalizada Itaitindiba, foi premiada nesta terça-feira (23) em Brasília. O reconhecimento veio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) pela 7ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional.

A unidade de ensino, localizada em Santa Izabel, recebeu R$ 10 mil pelo desenvolvimento de uma feira da Agricultura Familiar. A diretora Adriana Pereira e a professora Ana Mônica Mendes estiveram na capital federal para receber o reconhecimento.

O projeto da escola gonçalense, intitulado “Feirinha na escola: sabores da agricultura”, destacou-se entre 2.800 inscritos de todo o Brasil. A iniciativa foi uma das 20 selecionadas para compor um livro sobre práticas bem-sucedidas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Conforme a Prefeitura de São Gonçalo, a Escola Estadual Municipalizada Itaitindiba foi a única representante do estado do Rio de Janeiro a ser premiada nesta edição da jornada.

Segundo a diretora Adriana Pereira, o prêmio celebra o esforço de toda a comunidade escolar. Ela ressaltou que o reconhecimento nacional é motivo de emoção, felicidade e responsabilidade para a unidade e para São Gonçalo.

O projeto, que visa incentivar a agricultura familiar no município, foi idealizado pela nutricionista Bruna Messias, da Subsecretaria de Alimentação Escolar. A iniciativa envolveu toda a comunidade escolar e contou com quatro atividades desenvolvidas ao longo do ano de 2025.

A nutricionista Bruna Messias expressou orgulho pelo trabalho, destacando a colaboração da comunidade. Ela afirmou que o projeto representa um grande ganho para a Alimentação Escolar do município.

As experiências selecionadas, incluindo o projeto gonçalense, serão documentadas em um livro que detalhará as práticas exitosas desenvolvidas no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar.