Radar News RJ

Navegação

Radar News RJ
Últimas no Radar
Radar Icon

Publicidade

Banner Master

São Gonçalo inicia avaliação de ensino para alunos da rede municipal

Escolas de São Gonçalo aplicam avaliação Educa SG em português e matemática para alunos do Ensino Fundamental, buscando aprimorar o ensino.

Radar News RJ

24/06/2026 18:55

Compartilhe 𝕏 💬 f
Alunos do 2º ano do Ensino Fundamental fazendo a prova de português da avaliação Educa SG em São Gonçalo.
Alunos da rede municipal de São Gonçalo realizam provas de português e matemática do programa Educa SG. Foto: Luiz Carvalho – Foto: Reprodução

Programa Educa SG busca identificar necessidades de aprendizagem e orientar prática pedagógica de educadores.

As escolas da rede municipal de Educação de São Gonçalo iniciaram nesta quarta-feira (24) a aplicação da avaliação Educa SG. O programa, que inclui provas de português e matemática, tem como objetivo analisar o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes da cidade.

Nesta primeira fase, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental realizaram a prova de português. A avaliação de matemática para o 2º ano está agendada para esta quinta-feira (25). No dia 1º de julho, será a vez dos estudantes do 4º e do 8º anos fazerem as provas de português e matemática.

A Secretaria de Educação criou a avaliação como um componente essencial para o processo pedagógico. Segundo a pasta, ela é fundamental para identificar as necessidades de aprendizado dos alunos e direcionar o trabalho dos educadores em sala de aula. As provas são aplicadas duas vezes ao ano.

Conforme afirmou o secretário de Educação, Mauricio Nascimento, a avaliação é desenvolvida por professores da própria rede de São Gonçalo. “A prova é muito importante para entendermos exatamente os desafios e potencialidades dos nossos alunos, fazendo com que os professores possam trabalhar em sala de aula de forma mais assertiva”, destacou o secretário.

Na Escola Municipal Nice Mendonça de Souza e Silva, localizada na Venda da Cruz, os alunos do 2º ano demonstraram confiança durante a realização da prova. Os professores prepararam as turmas com atividades e acompanhamento pedagógico ao longo do ano letivo, reforçando os conteúdos.

A diretora Rosana Melo ressaltou o preparo dos estudantes. “Eles estão cada dia mais familiarizados com o estilo da prova, o que é muito importante. Tenho certeza que o resultado dessa avaliação será positivo para toda a escola”, afirmou a diretora.

A iniciativa da Prefeitura de São Gonçalo busca aprimorar o desempenho pedagógico e o desenvolvimento dos alunos da rede municipal, oferecendo dados para um ensino mais direcionado e eficaz.