Programa Educa SG busca identificar necessidades de aprendizagem e orientar prática pedagógica de educadores.
As escolas da rede municipal de Educação de São Gonçalo iniciaram nesta quarta-feira (24) a aplicação da avaliação Educa SG. O programa, que inclui provas de português e matemática, tem como objetivo analisar o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes da cidade.
Nesta primeira fase, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental realizaram a prova de português. A avaliação de matemática para o 2º ano está agendada para esta quinta-feira (25). No dia 1º de julho, será a vez dos estudantes do 4º e do 8º anos fazerem as provas de português e matemática.
A Secretaria de Educação criou a avaliação como um componente essencial para o processo pedagógico. Segundo a pasta, ela é fundamental para identificar as necessidades de aprendizado dos alunos e direcionar o trabalho dos educadores em sala de aula. As provas são aplicadas duas vezes ao ano.
Conforme afirmou o secretário de Educação, Mauricio Nascimento, a avaliação é desenvolvida por professores da própria rede de São Gonçalo. “A prova é muito importante para entendermos exatamente os desafios e potencialidades dos nossos alunos, fazendo com que os professores possam trabalhar em sala de aula de forma mais assertiva”, destacou o secretário.
Na Escola Municipal Nice Mendonça de Souza e Silva, localizada na Venda da Cruz, os alunos do 2º ano demonstraram confiança durante a realização da prova. Os professores prepararam as turmas com atividades e acompanhamento pedagógico ao longo do ano letivo, reforçando os conteúdos.
A diretora Rosana Melo ressaltou o preparo dos estudantes. “Eles estão cada dia mais familiarizados com o estilo da prova, o que é muito importante. Tenho certeza que o resultado dessa avaliação será positivo para toda a escola”, afirmou a diretora.
A iniciativa da Prefeitura de São Gonçalo busca aprimorar o desempenho pedagógico e o desenvolvimento dos alunos da rede municipal, oferecendo dados para um ensino mais direcionado e eficaz.