Rodrigo Neves destacou redução de mais de 50% nos homicídios da cidade e defendeu políticas integradas de prevenção à violência.
O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, apresentou nesta quarta-feira (24) o programa Pacto Niterói Contra a Violência em um encontro internacional no Marrocos. O evento, promovido por redes como Peace in Our Cities e Open Society Foundations, reuniu lideranças da América Latina e Caribe. O debate focou em segurança cidadã, democracia e prevenção da violência urbana.
Segundo o prefeito, Niterói conseguiu reduzir a taxa de homicídios de 27 para 11 mortes a cada 100 mil habitantes em uma década. A Prefeitura atribui esses resultados à adoção de políticas integradas de prevenção à violência.
Rodrigo Neves ressaltou que a ação policial isolada não é suficiente para resolver a violência. “É preciso integrar prevenção, inteligência, políticas sociais e participação da comunidade, além de investir em tecnologia, qualificação das forças de segurança e governança”, afirmou.
Entre outros dados, o prefeito citou a redução de mais de 400% no número de adolescentes apreendidos por envolvimento com o tráfico de drogas. Ele também destacou que Niterói registra os melhores indicadores de segurança da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Ao encerrar sua participação, Neves defendeu a ampliação da cooperação entre governos e países. O objetivo é enfrentar desafios como o tráfico internacional de armas e drogas, além da atuação de organizações criminosas. Ele reforçou a importância das políticas locais de prevenção e da construção de uma cultura de paz.
O encontro no Marrocos reuniu dezenas de prefeitos, prefeitas e representantes de organizações internacionais. O objetivo principal foi discutir estratégias de segurança cidadã e compartilhar experiências de enfrentamento à violência urbana.