Serviços essenciais e unidades de urgência da saúde terão funcionamento mantido ou parcial após o meio-dia.
São Gonçalo terá ponto facultativo nas repartições públicas municipais na próxima segunda-feira, dia 29 de novembro. A medida, decretada pelo prefeito Capitão Nelson, será válida a partir das 12h. O objetivo é permitir que os servidores acompanhem o jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo, conforme informou a Prefeitura.
Apesar do ponto facultativo, alguns serviços considerados essenciais manterão seu funcionamento. As secretarias municipais de Conservação, Desenvolvimento Urbano, Saúde e Defesa Civil, por exemplo, operarão normalmente após o meio-dia.
O Restaurante do Povo de São Gonçalo, localizado em Alcântara, abrirá para o café da manhã a partir das 7h. O almoço, por sua vez, será servido a partir das 11h. O Centro de Imagens e Especialidades de São Gonçalo (Ciesg) também estará aberto das 8h às 17h para consultas e exames previamente agendados.
Na área da saúde, os serviços de urgência e emergência da Secretaria de Saúde e Defesa Civil funcionarão 24 horas, sem interrupções. Isso inclui as Unidades Municipais de Pronto Atendimento (Umpas) do Pacheco, Nova Cidade e Santa Luzia.
Os prontos-socorros Central (PSC) e Infantil (PSI), ambos no Zé Garoto, também manterão o atendimento 24h. A Maternidade Municipal Dr. Mário Niajar, em Alcântara, e a emergência de saúde mental, que opera no Hospital Luiz Palmier (HLP), no Zé Garoto, seguirão o mesmo esquema de funcionamento ininterrupto.
Os hospitais Luiz Palmier (HLP) e do Câncer e do Coração (HCCOR), na Lagoinha, realizarão cirurgias agendadas independentemente do horário. Ambulatórios, exames e outros serviços nessas duas unidades funcionarão até as 12h, com exceção das tomografias eletivas do HLP, que serão realizadas após esse horário.
Os três hospitais, HLP, HCCOR e o Hospital de Retaguarda Gonçalense (HRG), no Centro, estarão abertos para visitas aos pacientes internados, seguindo os horários já estabelecidos.
Em relação aos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), o Capsad Dr. Daniel Gomes da Silva, no Vila Três, e o Caps Francisco dos Santos Siqueira, em Maria Rita, funcionarão 24 horas. Os demais Caps, no entanto, fecharão após as 12h.
Todas as outras repartições públicas municipais de São Gonçalo também encerrarão suas atividades a partir do meio-dia da próxima segunda-feira, conforme a determinação municipal.