Radar News RJ

Navegação

Radar News RJ
Últimas no Radar
Radar Icon

Publicidade

Banner Master

São Gonçalo promove seminário para fortalecer alfabetização

Secretaria de Educação de São Gonçalo realizou o I Seminário de Alfabetização para valorizar práticas pedagógicas e aprimorar o ensino municipal.

Radar News RJ

26/06/2026 19:58

Compartilhe 𝕏 💬 f
Professores em São Gonçalo participam de seminário sobre alfabetização para aprimorar o ensino.
Professores da rede municipal de São Gonçalo durante o I Seminário de Alfabetização. Foto: Renan Otto/Prefeitura de São Gonçalo. – Foto: Reprodução

Encontro reuniu professores para debater práticas pedagógicas e garantir aprendizado de qualidade.

A Secretaria de Educação de São Gonçalo, por meio da Subsecretaria de Ações Pedagógicas, realizou na última sexta-feira, dia 26, o “I Seminário de Alfabetização”. O evento teve como objetivo valorizar as práticas pedagógicas e fortalecer a alfabetização na rede municipal de ensino.

O encontro, intitulado “Entre Fios e Letras: Tecendo Caminhos para a Alfabetização”, reuniu professores para dialogar sobre os desafios e as oportunidades do processo de alfabetizar. A programação incluiu uma exposição de práticas desenvolvidas por docentes e uma mesa de conversa mediada.

De acordo com a subsecretária Eliane Melo, o seminário está alinhado ao tema anual da Rede, “Tecendo Saberes, Cultivando Futuros”. Ela destacou que o evento reafirma o compromisso da Secretaria com a formação continuada dos professores.

A subsecretária ressaltou ainda que o fortalecimento das práticas pedagógicas é fundamental para assegurar uma alfabetização de qualidade e garantir o direito de todas as crianças à aprendizagem.

Entre as iniciativas apresentadas, a professora Anna Paula Ferreira, da Escola Municipal Nice Mendonça de Souza e Silva, compartilhou seu projeto “Do Lixo ao Texto”. A proposta utiliza materiais recicláveis para criar aulas de português, matemática, produção textual e artes, sem custos adicionais.

A professora Anna Paula explicou que a ideia central é mostrar que não é preciso gastar muito para desenvolver trabalhos educativos. Com materiais que seriam descartados, é possível elaborar redações, atividades de ortografia e problemas matemáticos, tornando o aprendizado mais criativo e interessante para os alunos.

Ela enfatizou a importância de envolver a comunidade escolar, com a participação dos pais na coleta de materiais, o que contribui para a evolução dos estudantes.

O seminário reforça a estratégia da Secretaria de Educação de São Gonçalo de investir na capacitação de seus profissionais para aprimorar o ensino fundamental na cidade.