Profissionais vinculados a cooperativas poderão utilizar as ‘Vermelhinhas’ por até quatro horas seguidas.
A Prefeitura de Maricá, por meio da Empresa Pública de Transportes (EPT), vai ampliar o tempo de uso contínuo das bicicletas compartilhadas gratuitas, as ‘Vermelhinhas’, para entregadores. A mudança, que passa a valer a partir da próxima quarta-feira, 1º de julho, permite que os profissionais utilizem as bikes por até quatro horas consecutivas.
Atualmente, o período de uso contínuo das bicicletas era de uma hora. Com a nova regra, os entregadores terão quatro horas seguidas de utilização, com a possibilidade de uma nova retirada após um intervalo obrigatório de 15 minutos.
A iniciativa da EPT tem como objetivo otimizar a rotina de trabalho dos entregadores. A expectativa é que a ampliação do tempo de uso permita a realização de um maior número de viagens ao longo do dia, além de incentivar o uso contínuo do transporte sustentável na cidade.
O presidente da EPT, Celso Haddad, destacou que a medida oferece “melhores condições para que os profissionais possam desempenhar suas atividades com mais autonomia, utilizando uma ferramenta de mobilidade sustentável que já faz parte do dia a dia da cidade”.
Para ter acesso ao tempo estendido, os entregadores precisam estar vinculados a uma cooperativa e manter o cadastro regular no aplicativo Vermelhinhas EPT. O aplicativo está disponível para dispositivos Android e iOS.
As bicicletas funcionam diariamente para retirada das 6h às 22h, com devolução disponível 24 horas por dia.
A medida visa fortalecer a categoria de entregadores na região, oferecendo um recurso de mobilidade que já é parte do cotidiano de Maricá.