Celebração ao padroeiro dos pescadores segue até segunda-feira com shows e atividades gratuitas.
A cidade de Maricá, na Região Metropolitana do Rio, deu início neste sábado (27) à tradicional Festa de São Pedro, padroeiro dos pescadores, com uma procissão de barcos no bairro de Zacarias. O evento, promovido pela Prefeitura, terá programação gratuita com atividades religiosas, culturais e shows até segunda-feira (29).
As festividades começaram pela manhã com um café comunitário e a oferta de vacinação aos participantes. Em seguida, pescadores e moradores realizaram o cortejo náutico, que partiu do Porto do Ostinho e reuniu diversas embarcações pelas águas da região.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre as secretarias de Promoção de Eventos, Pesca, Assuntos Religiosos, Cidadania e Família, além da Companhia de Cultura e Turismo de Maricá, a MARÉ, conforme informou a Prefeitura.
O secretário de Pesca, Xandi de Bambuí, enfatizou a importância do evento. “Valorizar os pescadores caiçaras da nossa cidade é valorizar a tradição de mais de 150 anos. Por isso, estamos realizando essa atividade em Zacarias e em outros bairros da cidade”, declarou o secretário.
Representando a história local, o pescador Almeirindo Marins, que acompanha a celebração há muitos anos, destacou a continuidade da tradição. O presidente da Associação dos Moradores e Pescadores de Zacarias, Washington da Costa, ressaltou o crescimento da festa, que recebeu dezenas de barcos na primeira procissão.
Visitantes também aprovaram a programação. O comerciante José Luiz Baptista Filho, que veio do bairro Bambuí, elogiou a festa. “Gostei muito desse evento. Maricá é o paraíso, a gente não tem isso aqui em qualquer lugar. É uma coisa única”, afirmou.
A programação deste sábado (27) à noite continua na Praça Tiradentes, em Araçatiba, com shows de Kontagiô, às 18h, e Marianna Cunha, às 21h.
No domingo (28), as homenagens incluem café da manhã e procissão das águas em Araçatiba, às 9h, e na Capela de São Pedro, em Ponta Negra, às 10h. O dia terá ainda confraternização de pescadores e apresentações musicais do Trio Espírito Santo, em Ponta Negra, e das bandas Nostálgica, Tá Tudo em Casa e Jô Borges, em Araçatiba.
As festividades se encerram na segunda-feira (29), Dia de São Pedro, com café da manhã e procissão em Ponta Negra e na Praça dos Pescadores, em Guaratiba. Uma missa será celebrada em Araçatiba, às 18h, e o público poderá assistir ao show de Dida Show em Guaratiba, às 13h.