Radar News RJ

Navegação

Radar News RJ
Últimas no Radar
Radar Icon

Publicidade

Banner Master

Procissão de barcos marca Festa de São Pedro em Maricá

Maricá celebrou a Festa de São Pedro com procissão de barcos em Ponta Negra e Araçatiba neste domingo (28). Programação inclui shows e missa até segunda (29).

Radar News RJ

28/06/2026 19:50

Compartilhe 𝕏 💬 f
Barcos decorados com bandeiras coloridas e imagens de São Pedro em procissão aquática na Festa de São Pedro em Maricá.
Tradicional procissão das águas em homenagem a São Pedro reuniu a comunidade em Maricá. Foto: Katito Carvalho. – Foto: Reprodução

Cortejo tradicional ocorreu em Ponta Negra e Araçatiba, com programação de shows e atividades religiosas até segunda-feira (29).

Maricá celebrou neste domingo (28) a tradicional Festa de São Pedro com uma emocionante procissão de barcos. As homenagens ao padroeiro dos pescadores ocorreram em Ponta Negra e Araçatiba, reunindo a comunidade em atividades religiosas e culturais.

Em Ponta Negra, as celebrações tiveram início às 10h, com um café da manhã comunitário. Em seguida, a procissão das águas percorreu a região, acompanhada por apresentações musicais do Trio Espírito Santo. No bairro de Araçatiba, as festividades da manhã começaram mais cedo, com um cortejo às 9h.

A iniciativa é coordenada pela Prefeitura de Maricá, por meio das secretarias de Promoção de Eventos, Pesca, Assuntos Religiosos, Cidadania e Família, e pela Companhia de Cultura e Turismo de Maricá (MARÉ). O objetivo é valorizar a cultura caiçara do município e fortalecer os laços comunitários.

O secretário de Pesca, Xandi de Bambuí, participou das homenagens e ressaltou a importância do resgate da tradição. “Vivemos um momento histórico de união entre as associações, a gestão e a igreja para celebrar nossos pescadores. Além de resgatarmos as tradições, comemoramos avanços reais, como o desassoreamento dos canais, o aumento de peixes nas lagoas e as melhores condições de trabalho, valorizando a pesca artesanal”, disse o secretário.

A integração da comunidade e o fomento ao turismo local também foram destacados. Cátia Marci, carioca que acompanhou as celebrações em Ponta Negra pela primeira vez, elogiou o evento. “Essas tradições precisam ser mantidas, pois trazem afeto e unem as pessoas. A oração é universal, e participar de um momento assim, com respeito e emoção, é gratificante”, afirmou Marci.

As celebrações da Festa de São Pedro seguiram na noite deste domingo (28). A programação noturna na Praça Tiradentes, em Araçatiba, incluiu apresentações musicais da Banda Nostálgica, às 18h30, do grupo Tá Tudo em Casa, às 19h30, e da cantora Jô Borges, a partir das 21h.

O encerramento das festividades acontece nesta segunda-feira (29), Dia de São Pedro. A data contará com cafés da manhã comunitários e procissões em Ponta Negra, às 10h, e na Praça dos Pescadores, em Guaratiba, também às 10h. Guaratiba também receberá o show de Dida Show, às 13h. A programação religiosa oficial será finalizada com uma missa na Praça Tiradentes, em Araçatiba, das 18h às 19h.