Radar News RJ

Navegação

Radar News RJ
Últimas no Radar
Radar Icon

Publicidade

Banner Master

São Gonçalo elege novos membros para Conselho da Pessoa com Deficiência

São Gonçalo elegeu os novos membros da sociedade civil para o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COPEDE) no biênio 2026-2028. Representantes e instituições atuarão na fiscalização e garantia de direitos.

Radar News RJ

22/06/2026 19:46

Compartilhe 𝕏 💬 f
Membros do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COPEDE) em São Gonçalo durante assembleia eleitoral.
Representantes da sociedade civil foram eleitos para o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COPEDE) de São Gonçalo. Foto: Renan Otto/Prefeitura de São Gonçalo. – Foto: Reprodução

Representantes da sociedade civil e instituições atuarão no COPEDE no biênio 2026-2028.

São Gonçalo elegeu, na última sexta-feira (19), os novos membros da sociedade civil que vão integrar o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COPEDE). A assembleia eleitoral, realizada no Partage Shopping, no Centro, definiu os representantes para o biênio 2026-2028.

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência tem como atribuição fiscalizar e assegurar os direitos deste público na cidade, conforme informações da Prefeitura de São Gonçalo. Os conselheiros realizam reuniões mensais para discutir pautas relevantes, analisar denúncias e planejar ações de combate ao preconceito e à violação de direitos.

A votação elegeu quatro instituições e oito membros da sociedade civil, incluindo titulares e suplentes, segundo o edital. As entidades participantes são sem fins lucrativos, legalmente constituídas e com atuação comprovada no município por, no mínimo, três anos.

Além dos representantes eleitos pela sociedade civil, o COPEDE é composto de forma paritária por 16 membros do Poder Público Municipal. São oito titulares e oito suplentes, indicados por lei, que atuam em conjunto com os demais conselheiros.

Entre as instituições representativas eleitas na última sexta-feira estão a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Gonçalo (Apae), o Centro de Integração Analice Nunes (Cian), o IENF – Espaço Nossos Filhos e o Centro de Apoio e Desenvolvimento Individual (CADIS).

Na categoria de representantes ligados às pessoas com deficiência, foram eleitos Paulo Roberto Menezes dos Santos (titular) e Lia Pereira (suplente) para deficiência visual. Para deficiência auditiva, Valnice Alves da Silva (titular) e Selma Viana de Almeida (suplente) foram definidos.

Na representação da deficiência física, os eleitos são Jeciane Maria de Souza (titular) e Gabriel Pinna Faria (suplente). Já para a deficiência intelectual, André Robson Silva Ferreira (titular) e Jéssica da Conceição Silva (suplente) assumem as vagas.

Com a definição dos novos membros, o COPEDE segue seu trabalho para fortalecer a inclusão e a garantia dos direitos das pessoas com deficiência em São Gonçalo.