Projeto da Escola Municipalizada Itaitindiba, em Santa Izabel, foi um dos 20 selecionados entre 2,8 mil de todo o país.
A Secretaria de Educação de São Gonçalo, em parceria com a Escola Estadual Municipalizada Itaitindiba, foi premiada nesta terça-feira (23) em Brasília. O reconhecimento veio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) pela 7ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional.
A unidade de ensino, localizada em Santa Izabel, recebeu R$ 10 mil pelo desenvolvimento de uma feira da Agricultura Familiar. A diretora Adriana Pereira e a professora Ana Mônica Mendes estiveram na capital federal para receber o reconhecimento.
O projeto da escola gonçalense, intitulado “Feirinha na escola: sabores da agricultura”, destacou-se entre 2.800 inscritos de todo o Brasil. A iniciativa foi uma das 20 selecionadas para compor um livro sobre práticas bem-sucedidas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Conforme a Prefeitura de São Gonçalo, a Escola Estadual Municipalizada Itaitindiba foi a única representante do estado do Rio de Janeiro a ser premiada nesta edição da jornada.
Segundo a diretora Adriana Pereira, o prêmio celebra o esforço de toda a comunidade escolar. Ela ressaltou que o reconhecimento nacional é motivo de emoção, felicidade e responsabilidade para a unidade e para São Gonçalo.
O projeto, que visa incentivar a agricultura familiar no município, foi idealizado pela nutricionista Bruna Messias, da Subsecretaria de Alimentação Escolar. A iniciativa envolveu toda a comunidade escolar e contou com quatro atividades desenvolvidas ao longo do ano de 2025.
A nutricionista Bruna Messias expressou orgulho pelo trabalho, destacando a colaboração da comunidade. Ela afirmou que o projeto representa um grande ganho para a Alimentação Escolar do município.
As experiências selecionadas, incluindo o projeto gonçalense, serão documentadas em um livro que detalhará as práticas exitosas desenvolvidas no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar.