Evento nesta quarta-feira (24) terá entrega de produtos técnicos da parceria com ONU-Habitat e palestras sobre planejamento urbano.
São Gonçalo sedia nesta quarta-feira, 24 de abril, o Fórum Municipal da Cidade. O evento, que ocorre das 9h às 17h no Centro Cultural Joaquim Lavoura, bairro Estrela do Norte, vai eleger os membros da sociedade civil para o Conselho Municipal da Cidade.
O fórum, segundo a Prefeitura, tem a finalidade de reunir representantes do poder público, sociedade civil e instituições parceiras. O objetivo é debater o desenvolvimento urbano sustentável e fortalecer a participação social na formulação de políticas públicas.
Durante a programação, haverá a entrega de cadernos e produtos técnicos do Projeto Fortalece SG. Este material foi desenvolvido em parceria entre o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e a Prefeitura de São Gonçalo.
Conforme a assessoria, os documentos são resultado de ações que visam fortalecer a governança urbana, o planejamento territorial e o desenvolvimento sustentável do município. A cerimônia de entrega dos produtos técnicos abrirá as atividades da manhã.
Após a entrega dos materiais, o evento contará com duas palestras. Elas abordarão temas como planejamento urbano, gestão participativa e desenvolvimento sustentável.
O Fórum Municipal também integra o processo de consolidação do Conselho Municipal da Cidade de São Gonçalo (CONCIDADES-SG). Este conselho foi instituído pela Lei Municipal nº 1.550/2024.
De acordo com a Prefeitura, o CONCIDADES-SG foi criado para ampliar o diálogo entre o Poder Público e a sociedade civil. A iniciativa busca contribuir para a construção de políticas urbanas mais inclusivas, sustentáveis e participativas.
Na parte da tarde, será aberta a eleição dos membros da sociedade civil para o CONCIDADES-SG. O processo começará com a leitura do regimento eleitoral e a subsequente escolha das entidades e representantes que farão parte do Conselho.
Para a secretária de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe), Rafaela de Santana, o evento marca um avanço importante para São Gonçalo. Ela ressaltou que o Fórum é um “importante marco para o fortalecimento da participação social e da governança urbana” no município.
A secretária também convidou todos os segmentos habilitados a participarem do momento de construção coletiva. A expectativa é que o evento contribua para a construção de políticas urbanas mais inclusivas e participativas na cidade.