Radar News RJ

Navegação

Radar News RJ
Últimas no Radar
Radar Icon

Publicidade

Banner Master

São Gonçalo sedia Fórum da Cidade com eleição de conselho

Fórum Municipal da Cidade de São Gonçalo acontece nesta quarta (24), com eleição para o CONCIDADES-SG e entrega de cadernos técnicos. Debates sobre desenvolvimento urbano.

Radar News RJ

22/06/2026 19:48

Compartilhe 𝕏 💬 f
Fórum Municipal da Cidade de São Gonçalo debate desenvolvimento urbano e elege conselheiros.
Evento reunirá representantes do poder público e sociedade civil para discutir o futuro do desenvolvimento urbano em São Gonçalo. Foto: Julio Diniz/Arquivo – Foto: Reprodução

Evento nesta quarta-feira (24) terá entrega de produtos técnicos da parceria com ONU-Habitat e palestras sobre planejamento urbano.

São Gonçalo sedia nesta quarta-feira, 24 de abril, o Fórum Municipal da Cidade. O evento, que ocorre das 9h às 17h no Centro Cultural Joaquim Lavoura, bairro Estrela do Norte, vai eleger os membros da sociedade civil para o Conselho Municipal da Cidade.

O fórum, segundo a Prefeitura, tem a finalidade de reunir representantes do poder público, sociedade civil e instituições parceiras. O objetivo é debater o desenvolvimento urbano sustentável e fortalecer a participação social na formulação de políticas públicas.

Durante a programação, haverá a entrega de cadernos e produtos técnicos do Projeto Fortalece SG. Este material foi desenvolvido em parceria entre o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e a Prefeitura de São Gonçalo.

Conforme a assessoria, os documentos são resultado de ações que visam fortalecer a governança urbana, o planejamento territorial e o desenvolvimento sustentável do município. A cerimônia de entrega dos produtos técnicos abrirá as atividades da manhã.

Após a entrega dos materiais, o evento contará com duas palestras. Elas abordarão temas como planejamento urbano, gestão participativa e desenvolvimento sustentável.

O Fórum Municipal também integra o processo de consolidação do Conselho Municipal da Cidade de São Gonçalo (CONCIDADES-SG). Este conselho foi instituído pela Lei Municipal nº 1.550/2024.

De acordo com a Prefeitura, o CONCIDADES-SG foi criado para ampliar o diálogo entre o Poder Público e a sociedade civil. A iniciativa busca contribuir para a construção de políticas urbanas mais inclusivas, sustentáveis e participativas.

Na parte da tarde, será aberta a eleição dos membros da sociedade civil para o CONCIDADES-SG. O processo começará com a leitura do regimento eleitoral e a subsequente escolha das entidades e representantes que farão parte do Conselho.

Para a secretária de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe), Rafaela de Santana, o evento marca um avanço importante para São Gonçalo. Ela ressaltou que o Fórum é um “importante marco para o fortalecimento da participação social e da governança urbana” no município.

A secretária também convidou todos os segmentos habilitados a participarem do momento de construção coletiva. A expectativa é que o evento contribua para a construção de políticas urbanas mais inclusivas e participativas na cidade.