Cerca de 30 pessoas aprenderam técnicas de emergência em ação regular da subsecretaria, que atende a pedidos da população.
Agentes da Defesa Civil de São Gonçalo ministraram um curso de primeiros socorros para aproximadamente 30 moradores do bairro Jóquei. A capacitação ocorreu na última terça-feira, dia 23 de abril, em um prédio da região. O objetivo é ampliar o conhecimento da população em situações de emergência.
A iniciativa faz parte de um programa contínuo da prefeitura para levar informações cruciais aos cidadãos. A solicitação para a realização da atividade no Jóquei partiu dos próprios moradores, que reconhecem a relevância do trabalho da Defesa Civil.
Durante o treinamento, os participantes aprenderam diversas técnicas fundamentais. Foram abordadas as distinções entre pacientes clínicos, com urgências como diabetes e hipertensão, e pacientes traumáticos, vítimas de acidentes como quedas.
Outros tópicos incluíram métodos seguros de transporte de vítimas, como verificar o pulso carotídeo para identificar batimentos cardíacos e procedimentos para desobstrução das vias aéreas. A massagem de desengasgo também foi ensinada aos presentes.
Segundo o subsecretário de Defesa Civil, major Felipe Assumpção, as informações transmitidas são essenciais para todos. “Esses ensinamentos podem auxiliar tanto na vida pessoal quanto profissional em situações de emergência que essas pessoas venham a passar”, afirmou o subsecretário.
Ele acrescentou que a aula foi bastante proveitosa, com os alunos demonstrando grande interesse e sugerindo novas atividades. O major Assumpção ressaltou que, embora as técnicas não substituam o atendimento médico especializado, elas podem ser de grande ajuda quando necessário.
A Defesa Civil também oferece orientações semelhantes para crianças, por meio do projeto “Defesa Civil nas Escolas”. Ações como essa visam preparar os cidadãos para agir em momentos críticos.
Moradores de São Gonçalo interessados em participar de grupos de treinamento podem entrar em contato com a Defesa Civil. As inscrições são feitas pelo e-mail defesacivil@saogoncalo.rj.gov.br, conforme informações da Secretaria de Comunicação Social.