Radar News RJ

Navegação

Radar News RJ
Últimas no Radar
Radar Icon

Publicidade

Banner Master

São Gonçalo elege sociedade civil para Conselho Municipal da Cidade

São Gonçalo elegeu representantes da sociedade civil para o Conselho Municipal da Cidade (CONCIDADES-SG), fortalecendo a participação popular no desenvolvimento urbano.

Radar News RJ

25/06/2026 19:51

Compartilhe 𝕏 💬 f
Representantes eleitos para o CONCIDADES-SG em São Gonçalo durante o Fórum Municipal da Cidade.
Representantes da sociedade civil eleitos para o CONCIDADES-SG durante o Fórum Municipal da Cidade em São Gonçalo. Foto: Jonnathan Smith e Luiz Carvalho. – Foto: Reprodução

Fórum Municipal da Cidade consolidou o Fortalece SG e debateu o desenvolvimento urbano sustentável.

A Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Projetos Especiais, realizou nesta quarta-feira (24) o Fórum Municipal da Cidade. O evento, sediado no auditório do Centro Cultural Joaquim Lavoura, no bairro Estrela do Norte, elegeu representantes da sociedade civil para o Conselho Municipal da Cidade de São Gonçalo, o CONCIDADES-SG.

O conselho, instituído pela Lei Municipal nº 1.550/2024, visa contribuir para o planejamento e desenvolvimento sustentável do município. Ele também busca ampliar a participação popular nas decisões sobre temas urbanos, como habitação, mobilidade e saneamento ambiental, conforme informado pela Prefeitura.

Rafaela de Santana, secretária Municipal de Gestão Integrada e Projetos Especiais, destacou a relevância do fórum. “O Fórum Municipal da Cidade representa um verdadeiro exercício de diálogo e coparticipação. Com o CONCIDADES-SG, damos um passo decisivo para garantir que a voz da sociedade civil esteja presente nas escolhas que moldam o amanhã da nossa cidade”, afirmou a secretária.

A abertura do evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo a secretária Rafaela de Santana, Rayne Ferretti, chefe do escritório do ONU-Habitat no Brasil, e Bruna Motta, chefe de gabinete da Secretaria de Estado das Cidades do Rio de Janeiro. Na ocasião, foram entregues produtos técnicos elaborados pela parceria entre o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, ONU-Habitat, e a Prefeitura de São Gonçalo, por meio do Projeto Fortalece SG.

Durante a tarde, o processo eleitoral para a escolha dos membros da sociedade civil teve início com a leitura e aprovação do Regimento Eleitoral. Após as etapas de votação e apuração, a comissão eleitoral proclamou o resultado final dos representantes.

Foram eleitos representantes de diferentes segmentos da sociedade civil, como entidades dos trabalhadores, movimentos populares, entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa, organizações não governamentais e entidades empresariais. Entre as organizações escolhidas estão o SINTICOM, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e o SINDICEM, além de movimentos como Ressucita São Gonçalo e Mulheres da Parada.

A Prefeitura informou que as entidades eleitas têm um prazo de dois dias, contados a partir desta quarta-feira (24), para interposição de recursos. Após o fim do período recursal, a composição oficial completa do conselho, com todos os seus membros do poder público e da sociedade civil, será publicada.