Fórum Municipal da Cidade consolidou o Fortalece SG e debateu o desenvolvimento urbano sustentável.
A Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Projetos Especiais, realizou nesta quarta-feira (24) o Fórum Municipal da Cidade. O evento, sediado no auditório do Centro Cultural Joaquim Lavoura, no bairro Estrela do Norte, elegeu representantes da sociedade civil para o Conselho Municipal da Cidade de São Gonçalo, o CONCIDADES-SG.
O conselho, instituído pela Lei Municipal nº 1.550/2024, visa contribuir para o planejamento e desenvolvimento sustentável do município. Ele também busca ampliar a participação popular nas decisões sobre temas urbanos, como habitação, mobilidade e saneamento ambiental, conforme informado pela Prefeitura.
Rafaela de Santana, secretária Municipal de Gestão Integrada e Projetos Especiais, destacou a relevância do fórum. “O Fórum Municipal da Cidade representa um verdadeiro exercício de diálogo e coparticipação. Com o CONCIDADES-SG, damos um passo decisivo para garantir que a voz da sociedade civil esteja presente nas escolhas que moldam o amanhã da nossa cidade”, afirmou a secretária.
A abertura do evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo a secretária Rafaela de Santana, Rayne Ferretti, chefe do escritório do ONU-Habitat no Brasil, e Bruna Motta, chefe de gabinete da Secretaria de Estado das Cidades do Rio de Janeiro. Na ocasião, foram entregues produtos técnicos elaborados pela parceria entre o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, ONU-Habitat, e a Prefeitura de São Gonçalo, por meio do Projeto Fortalece SG.
Durante a tarde, o processo eleitoral para a escolha dos membros da sociedade civil teve início com a leitura e aprovação do Regimento Eleitoral. Após as etapas de votação e apuração, a comissão eleitoral proclamou o resultado final dos representantes.
Foram eleitos representantes de diferentes segmentos da sociedade civil, como entidades dos trabalhadores, movimentos populares, entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa, organizações não governamentais e entidades empresariais. Entre as organizações escolhidas estão o SINTICOM, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e o SINDICEM, além de movimentos como Ressucita São Gonçalo e Mulheres da Parada.
A Prefeitura informou que as entidades eleitas têm um prazo de dois dias, contados a partir desta quarta-feira (24), para interposição de recursos. Após o fim do período recursal, a composição oficial completa do conselho, com todos os seus membros do poder público e da sociedade civil, será publicada.