Radar News RJ

Navegação

Radar News RJ
Últimas no Radar
Radar Icon

Publicidade

Banner Master

São Gonçalo debate futuro da saúde em conferência municipal

São Gonçalo sediou a XI Conferência Municipal de Saúde, reunindo diversos setores para debater e propor novas políticas públicas para o SUS neste final de semana.

Radar News RJ

27/06/2026 19:51

Compartilhe 𝕏 💬 f
Participantes debatem em grupos na Conferência Municipal de Saúde de São Gonçalo no Sest/Senat.
Representantes da sociedade civil e profissionais da saúde participam da XI Conferência Municipal de Saúde em São Gonçalo. Foto: Divulgação/Prefeitura de São Gonçalo. – Foto: Reprodução

Evento de dois dias reuniu sociedade civil, profissionais e gestores para propor novas políticas públicas para o SUS.

São Gonçalo sediou a XI Conferência Municipal de Saúde neste final de semana, reunindo diversos setores para debater e propor novas políticas públicas para o setor. O evento, que começou no sábado (27) e terminou no domingo (28), no Sest/Senat, em Tribobó, teve como foco o futuro da saúde pública na cidade.

A iniciativa foi organizada pela Secretaria de Saúde e Defesa Civil e o Conselho Municipal de Saúde (CMS-SG), com a participação de representantes da sociedade civil, profissionais da área, gestores e prestadores de serviços. O tema central abordado foi “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”.

O secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Gabriel Mello, esteve presente na abertura e destacou a importância do diálogo com a população. Segundo Mello, é fundamental ouvir os cidadãos para identificar necessidades e buscar soluções que melhorem o atendimento. Ele também mencionou a liderança do prefeito Capitão Nelson no processo de transformação da saúde do município.

Pollyana Sally, vice-presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), representando a presidente Rafaella Apolinário, reiterou que a conferência representa um marco para São Gonçalo. Conforme Pollyana, o encontro é essencial para ouvir os cidadãos e construir políticas públicas eficazes.

Ela reforçou o compromisso da gestão municipal com o diálogo e o Sistema Único de Saúde (SUS). Pollyana também lembrou a importância de todos os trabalhadores envolvidos na área, desde a gestão até os profissionais que atuam diretamente com a população.

Durante os dois dias, os participantes foram divididos em quatro grupos de trabalho para discutir temas estratégicos. As discussões abrangeram pontos como democracia e saúde como direito, financiamento adequado para o SUS e desafios relacionados à emergência climática e justiça socioambiental.

Outros tópicos debatidos incluíram modelos de atenção e gestão, além de territórios integrados e cuidado. As propostas resultantes desses debates, após apresentação em plenário e votação, serão direcionadas aos níveis municipal, estadual e federal.

As proposições serão encaminhadas para as conferências estadual e federal de saúde, conforme informou a Prefeitura. Elas poderão, então, ser efetivamente transformadas em políticas públicas que impactem o Sistema Único de Saúde em diversas esferas.