Unidade no Vila Três oferece exames e consultas, reduzindo filas e o deslocamento de moradores para outras cidades.
O Centro de Imagens e Especialidades de São Gonçalo (Ciesg), localizado no bairro Vila Três, completou três anos de funcionamento nesta semana. Desde a sua inauguração, a unidade de saúde realizou um total de 2.361.121 procedimentos, conforme dados divulgados pela Prefeitura.
A implantação do Ciesg, segundo a administração municipal, representou uma mudança significativa para os moradores, que antes precisavam se deslocar para outras cidades e enfrentavam longas esperas por exames de imagem e consultas especializadas.
O prefeito Capitão Nelson destacou a importância da unidade para a saúde pública local. “Celebrar os três anos do Ciesg é celebrar um grande avanço para a saúde pública de São Gonçalo. O Ciesg representa o nosso compromisso de oferecer um atendimento mais digno, eficiente, humanizado e acessível para os gonçalenses”, afirmou o prefeito, conforme o release.
Segundo o chefe do executivo municipal, o investimento na saúde continuará para ampliar os serviços e o cuidado à população.
Em três anos de operação, o Ciesg ofertou 1.439.206 exames de imagem e ambulatoriais. A unidade conta com equipamentos modernos para procedimentos como densitometria, ecodoppler, mamografia, ressonância magnética, tomografia, ultrassonografia, raio-x, entre outros.
Na área de especialidades médicas, foram mais de 590 mil consultas disponibilizadas. Entre as especialidades atendidas estão angiologia, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, ginecologia, neurologia, ortopedia, urologia e gastroenterologia.
Profissionais de serviço social, odontologia, enfermagem e fisioterapia também realizaram 120.983 consultas. Os atendimentos ambulatoriais de fisioterapia somaram 62.628 no período, de acordo com a Secretaria de Comunicação Social.
Anexo ao Ciesg, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) registrou 145.976 procedimentos. O CEO oferece serviços de média complexidade em cirurgia buco-maxilo-facial, periodontia, estomatologia, endodontia e atendimentos para pacientes com necessidades especiais.
O secretário municipal de Saúde, Gabriel Mello, ressaltou o fortalecimento da rede de saúde. Ele atribuiu os resultados a um esforço conjunto de profissionais, gestores e parceiros, como o Governo do Estado e o deputado federal Altineu Cortes, que auxiliam na manutenção dos serviços.
As consultas e exames no Ciesg são agendados pela Central de Regulação da Secretaria de Saúde. O contato para agendamentos de exames e procedimentos pode ser feito por telefone, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 14h, pelo número (21) 3195-5198.
Para otimizar o processo, a Central de Regulação também envia mensagens de WhatsApp sobre agendamentos, que podem chegar a qualquer momento, incluindo finais de semana e madrugada.
Para agendar, o morador de São Gonçalo deve ter um encaminhamento médico e estar cadastrado no sistema da Central de Regulação, o que pode ser feito em qualquer unidade de saúde da rede municipal.
É fundamental que os pacientes mantenham um telefone de contato atualizado e em funcionamento no cadastro. Qualquer pendência no pedido ou nos dados cadastrais precisa ser regularizada para que o agendamento seja efetivado, conforme orientação da Prefeitura.